sexta-feira, 15 de julho de 2011

Terapia das Pedras Quentes - Reequilíbrio do corpo e da mente


Muito se ouve falar de terapias e técnicas utilizadas para reequilibrar a mente e consequentemente o corpo físico. Algumas dessas técnicas são orientais, outras francesas ou indianas. Independente da origem, todas nos induzem ao relaxamento, ao autoconhecimento, à cura e prevenção de problemas físicos, mentais, vitais e espirituais. Entre as variadas técnicas que existem hoje em dia, a Terapia das Pedras Quentes está entre as mais populares devido seu alto poder de relaxamento.

A técnica da Terapia das Pedras Quentes trabalha dentro da filosofia indiana de reequilíbrio energético através dos chrakras. Para melhor entendimento, uma breve explicação:

A energia vital é responsável pelo perfeito funcionamento de órgãos e sistemas, os chrakras são canais dentro do corpo humano , por onde esta energia se superficializa. São definidos como círculos espirais ou redemoinhos girando em alta velocidade podendo indicar a quantidade de energia em diversas áreas do corpo e “recarregá-la” caso haja perda.

Os sete principais Chakras possuem nomes e características próprias e correspondem às sete principais glândulas do corpo humano. Se um desses “redemoinhos” diminui a velocidade de rotação, ou não está de acordo com os outros Chakras, a resultante é o desequilíbrio energético que leva ao envelhecimento e às doenças. A prova de que nossa energia vital e nossa espiritualidade estão ligadas ao corpo físico, é que muitas pessoas em crises emocionais como depressão, solidão, rancor, ou com grande carga de energia negativa, acabam transformando esses males em doenças.

Quando os chakras são ativados através da cromoterapia ou da energia produzida pelo calor das pedras quentes, a energia vital é reequilibrada, resultando de imediato em relaxamento, sensação de bem estar e principalmente: trazendo saúde.

A técnica das pedras quentes consiste em posicionar uma pedra sobre cada chakra, observar algumas manifestações que indicam desequilíbrio energético.

Essa terapia também deu origem à massagem com pedras quentes, que consiste na aplicação da termoterapia através das pedras em pontos de dor ou tensão muscular principalmente na região das costas, pernas e pés. A energia que provém das pedras aquecidas penetra profundamente nos músculos, permitindo a limpeza, a desobstrução e a normalização do fluxo sanguíneo.


Dentre os efeitos físicos da terapia podemos citar a melhora da circulação sanguínea, estimulação dos processos fisiológicos como funcionamento intestinal e a respiração, alívio de dores musculares e articulares.


As indicações são variadas, dentre as principais estão: dor muscular, tensão crônica, prisão de ventre, músculos tensionados, stress, cólica menstrual, circulação sanguínea deficiente, cansaço, angústia, depressão, ansiedade e obesidade. A terapia é contra indicada em casos de asma aguda, infecções, câncer ativo (não tratado) e em gestantes.

"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..."

Provérbio indiano

Namastê!

Caroline Colla - Fisioterapeuta

(Foto: Getty Images)


Nenhum comentário: